sexta-feira, 8 de julho de 2011

Texto lido no concerto Edu Lobo & demitidos da Orquestra Sinfônica Brasileira

Caros amigos e amigas, caríssimo público

Esta é uma noite especial.
Uma noite revestida de simbolismos que nos trazem emoções, inquietações e esperanças.
Uma noite que entrará para a história da cidade como mais uma vitória da resistência popular contra a exploração indevida de seu patrimônio artístico.
Esta não é somente a luta da maioria dos músicos da OSB.

Tampouco é apenas uma luta da classe musical brasileira, depositária de uma tradição que remonta à orquestra da Capela Real e ao padre José Maurício Nunes Garcia, a Francisco Manuel da Silva,  Heitor Villa-Lobos,  José Siqueira e a tantos outros que fizeram da vida cultural desta cidade a principal candeia a iluminar um império, uma república e por fim, a vida cultural de uma nação.

Esta é a luta de todo um povo contra os desmandos de uma classe de poderosos que
manipula a opinião pública e insiste em ignorar o apelo do cidadão comum.
É o exercício amplo da cidadania por trabalhadores que combatem aqueles que ignoram até mesmo a convocação dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para prestar esclarecimentos, na certeza de que operam acima da gerência autorizada a decidir pela condução da República, como se não devessem satisfações para os que trabalham.

Estamos aqui para, junto a vocês, protestar contra a insanidade que tomou de assalto nossas
vidas e nosso direito ao trabalho.
Estão  aqui presentes homens e mulheres com histórico  profissional intimamente  vinculado à OSB e que
constituem icones da cultura nacional, rostos conhecidos pela sua atuação e inúmeras contribuições para a arte em nosso país.

Vemos luz nos inúmeros jovens que anseiam por construir uma sociedade mais justa e democrática, como comprovado pelo exemplo que os músicos da OSB Jovem nos proporcionaram no célebre dia 9 de abril de 2011 , ao recusarem substituir a OSB profissional naquele que seria o concerto inaugural da temporada deste ano.

A emoção está garantida não apenas por tudo de belo que ouviremos neste palco, mas também pela presença de cada um de vocês, que hoje juntam suas vozes às nossas, nos fortalecendo e indicando que estamos na direção certa.

Hoje, clamamos por um futuro ainda mais digno para os músicos e artistas brasileiros!
Este será um concerto muito especial. Teremos o apoio de um dos maiores compositores nacionais, Edu Lobo, que fecunda a imaginação de várias gerações de brasileiros com suas canções, verdadeiras pérolas em forma de música. Ao seu lado, estarão aqueles que tem sido caluniados, em todos os segmentos da mídia, e mostrarão mais uma vez seu  valor, fazendo aquilo que sabem muito bem: boa música!

Viva a OSB!

Muito obrigada pela presença.

Luzer Machtyngier
Ex-Presidente da comissão de músicos da OSB