sexta-feira, 8 de junho de 2012

Ópera de Vivaldi em primeira audição no Brasil

Capa do libreto para a estréia de Griselda
publicado em 1735, Veneza

Griselda (Vivaldi)

Griselda é uma ópera em três atos, do compositor barroco Antonio Vivaldi (RV718). Baseada em uma história do Decameron de Boccaccio, tem libreto de Carlo Goldoni, adaptado de um libreto precedente, de Apostolo Zeno, e musicado pela primeira vez por Antonio Maria Bononcini. Essa primeira versão havia sido encenada em Milão, no Regio Ducal Teatro, em 26 de dezembro de 1718.
Vivaldi escreveu Griselda para a mezzo-soprano Anna Girò, que era próxima do compositor, tanto musical quanto pessoalmente (alguns a chamavam, maliciosamente "l’Annina del Prete rosso": a Aninha do padre ruivo).
Foi com Griselda que Vivaldi, antes considerado "plebeu" demais para ser ouvido na maioria dos teatros venezianos, finalmente conseguiu penetrar nesse fechado círculo, graças a mudanças políticas e artísticas ocorridas no período. Sua ópera foi apresentada pela primeira vez no Teatro San Samuele, em 18 de maio de 1735, em Veneza.
 Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 OSB Ópera & Repertório - Temporada Lírica,  Theatro Municipal RJ
Dia 25, segunda-feira às 20h no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Luiza Francesconi, mezzo-soprano. Johan Christensson e Jacques Rocha, tenores. Simone Kermes e Juliana Franco, sopranos. Razek François Bitar, contratenor. OSB Ópera & Repertório. Marco Pace, regente.