sábado, 14 de dezembro de 2013

Dia Municipal da Dignidade do Músico


Diário  Eletrônico
Câmara Municipal do Rio de Janeiro

 Dia Municipal da Dignidade do Músico aprovado pela Câmara Municipal



O Dia Municipal da Dignidade do Músico foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município do Rio de Janeiro, através do Projeto de Lei nº 1006/2011, de autoria do vereador Reimont, aprovado em segunda discussão no dia 05 de dezembro. A data será comemorada em 9 de abril.

A proposta surgiu em decorrência da desvalorização da profissão na sociedade e, ainda, da necessidade de construção de relações trabalhistas que reafirmem a dignidade dos músicos. Em 2011, com o anúncio de que os músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) passariam por avaliações de desempenho individuais, contrariando vários profissionais, a orquestra entrou em crise. O processo resultou em demissões e, no dia 9 de abril, os músicos da OSB Jovem recusaram-se a tocar num concerto no qual substituiriam seus colegas da OSB, uma situação de clara falta de respeito à dignidade da profissão e dos profissionais.

A partir do momento em que a sociedade entender o músico como necessário para o desenvolvimento humano e social, ele terá mais dignidade ao exercer sua profissão e será mais respeitado, ficando menos vulnerável a contextos de precarização das relações de trabalho.