sábado, 15 de fevereiro de 2014

REVISTA







 

Montagem brasileira de obra de Britten é finalista do International Opera Awards (13/2/2014)


A montagem de Sonho de uma noite de verão, de Benjamin Britten, dirigida por André Heller-Lopes, é uma das finalistas do International Opera Awards 2014 – a produção é a única concorrente brasileira no prêmio. Realizada em maio de 2013 no Parque Lage, na cidade do Rio de Janeiro, a ópera teve regência de Roberto Tibiriçá e música da OSB Ópera & Repertório e do Coro de Crianças da OSB (preparação de Julio Moretzsohn). No elenco, destaque para Luisa Francesconi, Gabriella Pace, Leonardo Neiva, Marcos Paulo, Eric Herrero e Flavia Fernandes. 

Indicado na categoria Produção de Aniversário – dedicada às efemérides de Britten (100 anos), Verdi e Wagner (200 anos) –, a montagem compete com mais 10 produções. Na subcategoria de Britten, são dois concorrentes: Peter Grimes encenada na praia, do Festival de Aldeburgh, Inglaterra (evento criado pelo próprio Britten); e Gloriana, coprodução da Staatsoper de Hamburgo, Alemanha, e da Royal Opera, da Inglaterra. Entre os títulos de Wagner e Verdi, destaque para a montagem do Metropolitan Opera, de Nova York, para Parsifal, e a Traviata do La Scala, de Milão.

A indicação só reafirma o ótimo momento de André Heller-Lopes, que estreou no dia 8 de fevereiro (com temporada até 27 de maio) uma montagem de Eugen Onegin, de Tchaikovsky, no Landestheater de Salzburg.

O prêmio
Criado em 2013 pelo empresário e promotor cultural inglês Harry Hyman, o International Opera Awards tem como presidente do júri John Allison, editor da revista Opera e crítico musical do Sunday Telegraph. No ano passado, foram premiados Antonio Pappano (melhor regente) e Dmitri Tcherniakov (melhor diretor), além de instituições como o Metropolitan Opera (melhor orquestra) e a Cape Town Opera (melhor coro).

Os resultados serão divulgados no dia 7 de abril, em Londres. Maiores detalhes e a lista completa dos finalistas em todas as categorias estão disponíveis no site da premiação.
Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.